Veja o que fazer para evitar perder informações importantes que estão armazenadas em seu computador

Editada
Da redação
18/06/2020

Basta um pique de luz, uma poeirinha ou uma infecção e pronto. Todos aqueles arquivos importantes que você guardava no seu computador se perderam. Alguns levaram dias e noites para ficarem prontos e outros são lembranças daquela viagem de férias.

Mas, e agora? O que fazer? A designer gráfico Elza Vandanezi Brasil ficou desesperada. Não consegui solução. Só me restou sentar e chorar, diz ela, que perdeu 20 gigas de trabalho. Tudo o que fiz durante seis anos sumiu, de repente.

Por isso, Elza não confia mais no computador para guardar seus documentos e trabalhos. "Eram revistas, jornais, cartazes, folderes e arquivos de imagens. Fiquei sem eles em um momento que precisava muito, pois estava procurando emprego e fiquei sem portifólio. Me prejudicou muito", conta.

Mas não foi por falta de sinais que Elza perdeu tudo o que tinha, já que o computador que vai "pifar" sempre dá alguns sinais. Ele começa a fazer barulho, dar estalos, a máquina fica travando constantemente e começa a dar um erro de tela azul, do Windows, explica.

Nessa hora, a orientação é procurar serviço especializado para ver o que está acontecendo com a máquina e fazer um backup de tudo o que está salvo, para garantir que todo o trabalho não vai se perder. Não foi o que Elza fez. Quando eu ligava o computador, o windows não entrava. Ás vezes eu conseguia usar e outras, não. Até que um um dia, ele não ligou mais, conta.

Ela acredita que os arquivos poderiam ter sido salvos ou o problema evitado se tivesse procurado ajuda. Não dei atenção aos sinais. Tudo isso poderia ter sido evitado, garante.

O que fazer

Se o disco rígido, mais conhecido como HD, onde todas as informações são salvas, queimar, não há como recuperar os arquivos. Se o HD não queimar, havendo apenas um problema na partição, pode ser que tenha solução. Segundo ele, existe um software que recupera dados, mas isso não é possível em todos os casos. Existem empresas especializadas para isso. Elas cobram por cada mega recuperado, o que é muito caro.

[BANNER RETANGULO]

Mas ele diz que, nem sempre, o problema é no HD. Às vezes, pode ser com o windows. Mas se o computador der problema, também corre o risco de perder tudo e aí vem a tentativa de recuperar os arquivos. Por isso, a dica é cuidar bem do seu computador e fazer backups para evitar passar pelo mesmo problema de Elza.

Ela não tentou recuperar seus arquivos, apesar de serem importantes. Há quatro anos, não havia muita solução para este problema. Era muito difícil, pois tinha que mandar para São Paulo", diz. Mas ela ainda tem esperança. "Até hoje tenho o HD guardado. Um dia quero tentar recuperar os meus arquivos.

Cuidados

Primeiro é necessário verificar se a parte elétrica está funcionando corretamente. Deve-se ter um estabilizador, porque um pique de energia pode queimar o HD, levando à perda dos dados e até do CPU. É o estabilizador que vai evitar de queimar o computador. Outra dica é tirar tudo da tomada quando chove. O raio chega até a máquina via placa de rede, o que pode queimar a placa e o modem também.

Não deixe o computador aberto. Muitas pessoas fazem isso para ventilar. Ventila, mas também entra poeira e ela faz travar o computador, pois dá conflito na memória. Os vírus também podem apagar arquivos. Tenha um bom antivírus e deixe-o sempre atualizado. Uma vez por semana deixe-o rodar para ver se há possíveis infecções na máquina.

Além de achar difícil recuperar os dados, Elza também tinha dificuldade em fazer backups. Segundo ela, não existiam meios para isso, antigamente. Hoje, existem algumas formas e nem todas muito confiáveis. Faça os backups em CDs ou DVDs, ou na nuvem, hospedados em redes online como Dropbox e Google Drive.

Mas em caso de guardar os arquivos em CDs ou DVDs, preste a atenção se estão em boas condições, pois também não são muito confiáveis. São mídias magnéticas e também se perdem em caso de arranhões. Armazene em local arejado, seguro e sem interferência magnética, aconselha.

Além disso, backups também podem ser feitos em HDs removíveis ou pendrives.

Mesmo com tantas formas de armazenagem dos dados, Elza não aprendeu a lição. Ainda não tenho o costume de fazer backups em casa e nem no trabalho. Preciso começar a fazer isso, diz. O indicado é salvar os trabalhos na máquina do trabalho, na hora, e passar para o backup quando terminar tudo. A maioria das pessoas não toma essa medida de segurança.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!