Quinta-feira, 14 de abril de 2011, atualizada às 17h42

Abordagem otimista da Aids será o tema do Miss Brasil Gay 2011

Clecius Campos
Subeditor
Foto de Carol Swick

Uma abordagem otimista da Aids será o tema do Miss Brasil Gay 2011. A organização do evento ainda faz mistério quanto à frase lema da festa, mas o consultor administrativo do concurso, Marcelo Carmo, adianta que a síndrome será tratada com um discurso diferente do convencional.

"Queremos uma abordagem otimista e positiva, sem o discurso vitimista, pesado ou piegas, como estamos acostumados a ver. Se pudesse definir o tema em poucas palavras, ele seria A vida após a Aids. É uma tentativa de elevar a autoestima da população soropositiva e de colocar essa discussão novamente na mídia."

Segundo Carmo, o acesso a pesquisas que apontam o crescimento no número de casos de Aids entre gays jovens trouxe a necessidade de o tema ser tratado. "Identificamos que o discurso do uso da camisinha tornou-se algo comum demais, que não desperta mais o interesse nesses jovens. As campanhas precisam ser intensificadas e de forma diferente. Por isso, achamos importante tratar do assunto."

Além da temática voltada à Aids, a luta contra a homofobia também será reforçada com a realização do evento. Carmo lembra que, em 2010, 210 homossexuais foram assassinados por motivos ligados ao ódio e à homofobia. "O Brasil continua sendo o país líder em mortes de homossexuais por ódio ou homofobia. Vamos, mais uma vez, dar o recado." Na próxima segunda-feira, 18 de abril, a organização inicia a captação de recursos para a realização da festa.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!