Último dos signos do zodíaco, senhor da décima segunda-casa zodiacal, Peixes é a representação astrológica da crença, da compreensão e da generosidade.
Por concentrar toda influência de um ciclo anual, Peixes representa um resumo de vida e a preparação para um novo ciclo que se iniciará após sua regência deste mês astrológico.
Na mitologia e como inspiração para os primeiros astrólogos na Mesopotâmia e na Grécia, Peixes é estreitamente ligado ao amor de Psiquê e Eros e do trágico destino do jovem e de sua mãe, Afrodite que, jogados à água, encontraram a pureza original e sua origem.
Do seu elemento a Água, Peixes tira a fluidez, sua capacidade de se adaptar a qualquer situação e se unir aos princípios básicos da vida, fazendo-se símbolo da dupla natureza do ser humano, a física e a espiritual.
Do mito grego de Eros, nos vem toda a simbologia que rege o psiquismo humano, a contradição entre as forças que unem matéria e espírito e caracterizam o signo de Peixes.
Seu símbolo representa dois crescentes, lembrando esta dualidade, ou dois peixes nadando em sentido contrário, ligados umbilicalmente por um fio que lhes une natureza e vida.
É o signo dos extremos, original, fascinante, generoso e bondoso. É dormente e necessita impulso para progredir.
Governa a enfermagem e os hospitais, asilos e prisões. Tem sensibilidade extremada, é tímido e recatado.
Período de regência astrológica padrão: de 20.02 a 20.03
Regência em 2025: de 07h07 de 18.02 as 06h02 de 20.03
Planeta regente: Netuno
Elemento: Água
Nativo: pisciano ou pisciana
Símbolo: dois crescentes unidos por uma barra ou dois peixes, em posições opostas, unidos por um fio
Signo oposto: Virgem
Dia da semana: Quinta-feira, o dia de Netuno
Personalidade mundial do signo: Michelangelo Buonarotti, artista renascentista
Personalidades de destaque no Brasil:
Francisco Manoel da Silva, compositor, poeta – Castro Alves, poeta – Visconde de Taunay, escritor, militar, compositor – Melo Moraes Filho, escritor – Guinard, artista plástico – Afrânio de Melo Franco, político e diplomata – D. Hélder Câmara, bispo, líder católico – Oduvaldo Viana, dramaturgo – Lúcio Costa, arquiteto projetista de Brasília – Paulo Mendes Campos, jornalista e poeta – Guiomar Novais, pianista – José Mauro Vasconcelos, escritor – Mário Palmério, escritor – João Marques Belchior Goulart, o Jango, político, Presidente da República – Tancredo de Almeida Neves, político, Presidente da República eleito e não empossado – Heitor Villa-Lobos, compositor e maestro – Afrânio Coutinho, historiador – Ziembinsky, ator e diretor de teatro – Otto Maria Carpeaux, ensaísta e crítico – Carlos Heitor Cony, jornalista e escritor – Glauber Rocha, cineasta – Gilberto Freire, escritor e sociólogo – Júlio Prestes, político paulista – Augusto Boal, dramaturgo – Elis Regina, cantora – Antônio Maria, jornalista – Guerra Peixe, maestro e musicólogo – Assis Valente, compositor – José de Anchieta, Beato, jesuíta, missionário católico – Assis Valente, compositor – Ernesto Nazaré, compositor e Menoti Del Picchia, poeta.
Características – Pontos positivos
- Intuição
- Generosidade
- Religiosidade
- Versatilidade
- Sensibilidade social
- Responsabilidade
- Emotividade
- Capacidade de adaptação
Características – Pontos negativos
- Comodismo
- Timidez
- Temor do confronto
- Excessiva sensibilidade
- Falta de firmeza nas ações
- Influenciável
O tipo pisciano:
Com a mais perfeita noção de humanitarismo dentre todos os signos do zodíaco, Peixes é a representação da caridade, dos sonhos, da generosidade e do sentido social. Apático e por vezes omisso diante dos fatos, necessita de incentivo e apoio. É confiável, generoso, recatado e tímido. Detesta a confusão e não sabe reagir a agressão. É muito criativo e tem aprofundando senso artístico. Voltado à introspecção é dado a momentos de solidão. Sofre variações constantes de humor. Religioso é atraído pelo oculto.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!